QTV 010 – Arcanos

by Felipe Zenicola

supported by
/
  • Includes high-quality download in MP3, FLAC and more. Paying supporters also get unlimited streaming via the free Bandcamp app.

     name your price

     

1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9.
10.
11.
12.
13.
14.
15.
16.
17.
18.
19.
20.
21.
22.

about

"Arcanos" é um procedimento. Um método que nasce filho das necessidades urgentes de exposição da expressão criativa e do desapego da obsessão por vezes paralisadora pela busca por um ponto final durante a criação musical. Nesse sentido, "Arcanos" é mais o processo que o seu produto sonoro.

O projeto se materializou pela interação sistemática entre gravações de improvisações e um oráculo, no caso o Tarô. O método consistiu na produção diária de materiais sonoros, onde todo o fluxo de produção — do primeiro impulso criativo ao lançamento (publicação virtual) de cada material era resolvido no mesmo lapso criativo. A cada dia um arcano maior do Tarô de Marselha era sorteado para reger a produção daquele dia. O processo todo durava em media de 2 a 4 horas, dependendo do resultado obtido. Antes de cada produção o arcano respectivo era analisado, tanto por sua representação arquetípica já conhecida quanto por uma experimentação puramente subjetiva. Sob o efeito dessa exposição era gravada uma improvisação/composição.

As gravações foram feitas com o baixo elétrico, utilizando pontualmente efeitos e sobreposição de camadas. Ao todo foram produzidas e publicadas 22 faixas, uma a cada dia, referentes a cada um dos 22 arcanos maiores, ao longo dos meses de janeiro e fevereiro de 2015. Agora reunidas na ordem cronológica e masterizadas, as faixas estão sendo relançadas como álbum.

Enquanto álbum, mais que mera representação sonora das cartas do tarô, "Arcanos" explicita minha tentativa em expor, com a menor quantidade de maquiagens e máscaras possível, formas-pensamento, emoções e movimentos internos pouco ou nunca acessíveis verbalmente ou mesmo conscientemente. Subordinar a conclusão dessa obra diretamente a um método, ao invés de a um resultado conceitual ou estético desejado, foi um processo árduo, doloroso, cansativo e que trouxe muito incômodo ao senso critico e ao ego que tanto se ocupa da forma como somos percebidos pelo outro. E foi justamente essa condição que proporcionou um processo terapêutico de flexibilização desses processos mentais.


Felipe Zenicola
Agosto de 2015

credits

released August 11, 2015

Felipe Zenicola: baixo elétrico (danelectro longhorn bass, fender precision bass e M. Zaganin) e produção.
Lucas Pires: Arte
QTV 2015

tags

license

all rights reserved

about

qtv Rio De Janeiro, Brazil

QTV | s.m.. (latin quetevere). quintavant. jalapeño. audio rebels. neon music. cabeção de nego. zn. catch a fire. pedro guedes. kill tv.
qtvlabel@gmail.com
independent label

contact / help

Contact qtv

Streaming and
Download help

Redeem code